Tirinha de RPG!!!

1d100? O que é isso?
É o "seguinte", nos jogos de RPG se faz uso de diversos tipos de dados, que diferente dos dados tradicionais, de seis lados, podem ter até 100 lados, como é o caso do hectaedro (foto abaixo), que de tão grande pode ser confundido com uma esfera. Portanto, devido a esta enorme variedade de dados, usa-se a abreviação "1d*" para se referir a eles durante os jogos. Dessa maneira, o dado tradicional, de seis lados, se chama 1d6, o de 10 lados, 1d10, e assim por diante, respectivamente. Daí "1d100", capiche? Ah! Apesar de serem bem legais, os dados de cem lados são considerados um fetiche entre os RPGistas, pois custam caro e podem ser facilmente substituídos por dois dados de 10 lados, utilizando-se um para a centena e outro para a dezena ou por um dado de 10 lados modificado, marcado com números decimais.
.
1d4? Como assim? É possível um dado de apenas 4 lados?
Sim, e com bastante simplicidade! O famoso dado de 4(1d4) lados é um poliedro bem simples, que tem a forma de uma pirâmide triangular perfeita. Apenas o 1d3 não existe. Para testes com esse "dado" usa-se um dado comum, de seis lados, e considera-se o número 4 como outro número um, o número 5 como outro número dois e o número 6 como outro três. Muito simples!
.
.
.
Ah! Muito obrigado por visitar este BLOG! Hoje, no dia dos BOBOS, o "Desenhos & Rabiscos" alcançou a marca de 10000 visitas!
O que eu posso dizer? O propósito deste site é contribuir com o desenvolvimento do RPG nacional e me estimular a desenhar e melhorar o meu trabalho e, graças a você, leitor, isso tem funcionado. Portanto, fique com os meus sinceros agradecimentos; De novo, Muito obrigado!
.
.
Junto com a marca de 10000 visitas eu também tenho o prazer de anunciar uma parceria do 'Desenhos e Rabiscos' com o site Taverna do Goblin, um dos blogs de RPG mais visitados do Brasil, onde, a partir de agora, também serão publicadas as minhas tirinhas de RPG. Visitem o site, tem MUITA matéria boa lá!
.
.
É isso aí, até o próximo post!
Abração!

Comentários

Postar um comentário

Você pode comentar na modalidade "anônimo", sem precisar LOGAR em nenhuma conta.
Sua opinião e crítica são fundamentais; obrigado por comentar!