Dica para RPG - Veículos acrescentam diversão ao seu jogo!

Uma dica!
Em todos RPGs, e principalmente nos ambientados em cenários críticos ou pós-apocalípticos (‘Half-Life’, Matrix’, 'Eu sou a Lenda', 'Mad Max', ‘O Extermínio’, 'Resident Evil', 'O Exterminador do Futuro [depois da ascenção da skynet]), a sobrevivência dos personagens pode cair nas mãos, ou melhor, nas rodas, motores e hélices de veículos, portanto, eu queria chamar a atenção para este elemento do jogo que, na minha opinião, no momento do planejamento do jogo, deve merecer tanta atenção quanto o resto da aventura/campanha!
A minha dica/apelo, tanto como mestre quanto como jogador, é para que os mestres dêem aos seus jogadores a possibilidade de utilizar veículos. Talvez para os mais inexperientes essa oportunidade possa significar uma maneira de encurtar caminho na aventura, mas você sabe que não é assim! Você é o narrador, você pode contornar e, principalmente, EXPLORAR esse recurso. Pense nisso!
Outra dica importante é sobre a escolha dos veículos. Você não precisa dar aos seus jogadores um tanque 'Abrams' ou um 'Cruzador Intergaláctico'. Você pode, e isso também é interessante, disponibilizar veículos estranhos de funções específicas e limitadas. O bacana de utilizá-los em uma campanha é justamente estimular e recompensar a sabedoria com que os players utilizam esse veículo que, a primeira vista, poderia parecer só mais uma lata-velha inútil e não descrita no estacionamento também não descrito de algum cenário desimportante... A idéia é explorar o veículo como um elemento divertido e importante no jogo. Em um mundo tomado por zumbis, um ônibus penitenciário pode ser o “vale transporte seguro” do seu grupo. Em um cenário árido, de deserto escaldante, um carrinho de sorvete, lerdo e vazio, pode poupar você do cansaço e da desidratação. Em um cenário cheio de ilhas, ou forçadamente ilhado, uma barcaça velha pode ser o seu sustento e transporte de luxo. Em um mundo de cidades subterâneas onde a humanidade sobrevive fugindo dos robôs ou seres contaminados da superfície, até um vagão de manutenção de trilhos do metrô pode ser o seu veículo intermunicipal...
Quem sabe o elemento 'diversão' que as vezes falta nas suas aventuras não é esse? Enriqueça os seus cenários e dê liberdade aos seus jogadores, sempre! Isso dá realidade ao mundo do seu jogo, ampliando a diversão de todos.
.
.
Sobre o desenho, é mais um 'concept rabisco Steampunk', seguindo a linha daquele que postei anteriormente. Vou continuar trabalhando nesse modelo, simples e tosco, e explorar a multifuncionalidade deles. Esse aí é um 'telescópio'. Adoro esses veículos, eles me lembram aqueles "tanques" multifuncionais russos.

Até mais!

Comentários